Falar alto e demonstrar confiança é a melhor maneira de vencer uma discussão -- mesmo se você estiver errado -- é o que sugere uma nova pesquisa.
Dois estudantes de economia da Universidade de Washington State analisaram mais de um bilhão de tuítes durante vários eventos esportivos dos EUA, inclusive o Super Bowl.
Eles queriam saber se eram argumentos precisos ou confiança o que fazia um usuário do Twitter ser popular.
Quanto mais teimosos se mostravam os usuários, mais influentes e confiáveis eles pareciam.
Jadrien Wooten e Ben Smith compararam os tuítes de comentaristas esportivos famosos com os de amadores que diziam ter algum conhecimento esportivo em seu perfil.
Em seguida, a dupla desenvolveu um software programado para selecionar mais de um bilhão de tuítes com previsões de jogos.
Palavras como "vencer", "derrotar", "destruir", "aniquilar", além de nomes e apelidos comuns para os times, foram utilizadas pelos estudantes para medir o "barulho" dos tuítes.
Os comentaristas profissionais estavam certos em 47% das vezes, enquanto os amadores acertaram em 45% dos casos. No entanto, as pessoas tendem a confiar mais em amadores que "falam" mais alto, independente de sua autoridade no assunto, do que em profissionais.
"Em um mundo perfeito, todos querem ser exatos e confiantes", disse Jadrien Wooten, um dos responsáveis pelo estudo. "Mas se tiver que escolher, ser confiante vai te trazer mais seguidores. Posso não estar certo o tempo todo, mas falo mais alto que esse cara".
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