Moda é uma faca de dois gumes. Por um lado ela auxilia na evolução da Estética. Por outro, reprime, restringe, limita a liberdade e a criatividade das pessoas e até mesmo vira instrumento de disseminação do preconceito e diferenças ilusórias que sugerem os integrantes do mais alto grau das hierarquias sociais. Quem conhece sabe que o lado mais afiado dessa faca é o segundo ponto apresentado aqui nesse item.
A moda surgiu pelo mesmo motivo que surgiram os reis: pessoas de personalidade fraca. Essas pessoas ou não conseguem agir sem serem ordenadas ou até agem mas desde que seja de forma comum a todos, por causa do medo da exclusão.
Através desse comportamento instintivo, a moda consolidou seus alicerces. “Use isto, ou você está por fora”, o principio do medo da exclusão. Quem defende a liberdade escuta o canto ditatorial que esse veículo produz.
Trocando de assunto, mas ainda falando de moda, acho muito interessante como quem trabalha com moda atribui valor a algo sem o mínimo merecimento. Zappeando os canais dias atrás, parei em uma emissora que estava transmitindo uma entrevista com um sujeito com um penteado muito estranho. Pensei que estavam falando de publicidade e comecei a assistir e percebi que era um estilista falando de moda. Então o indivíduo disse que a tendência para a próxima estação era o gelo mistura com cores claras e teve o despautério de falar que para chegar nessa conclusão eles teriam feito uma “pesquisa científica”. A jornalista leu o meu pensamento e perguntou como foi feito essa pesquisa e ele respondeu: “ Nós juntamos os destaques das principais revistas de moda e comparamos entre elas o que os maiores estilistas estão criando”. Depois de escutar isso minha vontade foi dar uma voadora estilo Liu Kang na televisão! Po, ignorante, não faz a menor ideia do que é uma pesquisa CIENTÍFICA! Faz um trabalhinho de recortar e colar do tipo pré-escolar e classifica como PESQUISA CIENTÍFICA. Metodologia para que, não é? Rigor para que?
0 comentários:
Postar um comentário